Como escalar um aplicativo NoCode
O desenvolvimento no-code oferece como benefício a velocidade, entretanto escalar um aplicativo no-code pode ser complicado.
Como escalar um sistema Nocode é uma pergunta que muitos fazem. Uma das vantagens do Nocode é velocidade do desenvovimento de aplicativos. Muitas plataformas oferecem inclusive kits padrões para desenvolver soluções, como por exemplo: Criação de fluxo de autenticação, recuperação de senha, gerenciamento de acessos entre outros.
A escolha de uma boa ferramenta de no-code combinada com uma boa estrutura de dados ( backend ) pode fazer com que o poder da sua ferramenta seja elevada de um modo que você consiga fazer algumas melhorias sem impactar na limitação das próprias ferramentas.
Talvez a melhor alternativa seja separar as funcionalidade. Em vez de utilizar uma única plataforma, você tenha que combinar várias delas para criar um sistema que se adaptará melhor às mudanças e versionamentos.
Uma abordagem interessante é separar o backend do frontend, utilizar aplicações distintas, para que permita que você combine diferentes ferramentas para atingir diversos objetivos.
Ao estruturar um backend separado você terá apenas o serviço de backend, que poderá te dar mais oportunidades de construir cenários complexos e utilizar o melhor da ferramenta no-code para um melhor frontend.
Quando falamos de evoluir um software temos que penser nos impactos que ele poderá causar, de modo que a evolução aconteça para prover novos recursos sem afetar o já existente.
Este tipo de situação pode ser um problema nas plataformas no-code, já que dependemos do que a plataforma nos oferece.
Grandes empresas possuem sistemas de desenvolvimento de soluções bem parecidas com o no-code e permitem um pouco mais de customização através de permitir-lhe a inserção de código fonte, seria algo mais voltado ao No-Code.
Neste cenário é perceptível que a possibilidade de programar te permite melhores customizações e te dá mais liberdade para criar modelos de negócios mais avançados, entretanto mesmo assim estas ferramentas possuem limitações que poderão perder a eficiência em determinadas situações.
Existem muitos relatos onde aplicativos no-code ( geralmente da modalidade SAAS ) tem um retorno interessante. Ideias que foram aplicadas no momento correto surfaram uma onda e permitiram oferecer grandes oportunidades de negócios para muitos.
A evolução de um aplicativo no-code para um aplicativo Codificado pode acontecer de várias formas, imagino que a primeira dela seja pela limitação técnica: Neste cenário você percebe que tem dificuldades de criar devido a complexidade do seu negócio.
A outra alternativa seria para um aplicativo de sucesso, onde seu aplicativo construído por plataformas no-code deu certo, você obteve o sucesso e consegue à partir deste sistema gerar uma fonte de receita que seja capaz de investir na evolução da plataforma.
Em resumo a construção de aplicação no-code pode ser um grande sucesso, se escolhidas as plataformas corretas, pois te trará velocidade em implementação das ideias e também para oferecer os recursos que você precisa de forma otimizada. Por outro lado, você poderá ter impactos quando quizer tratar de algo bem complexo, neste cenário talvez a abordagem melhor seja seguir para a programação tradicional.